segunda-feira, 31 de outubro de 2011

DOAÇÃO - IMPOSTO DE RENDA para o FIA.

EMPRESÁRIOS do Espírito Santo,

Com o seu imposto de renda ajude a FIA - Fundo para a Infância e Adolescência. Fale com o seu Contador.

Sérgio L. B. Capovilla
__________________
 
Prazo para destinar recursos financeiros ao FIA termina em dezembro

Quem deseja contribuir aproveitando os incentivos fiscais ainda tem tempo



O prazo para fazer as doações ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) está se esgotando. Pessoas e empresas têm até o dia 30 de dezembro para destinar parte do imposto de renda devido para as causas sociais.

A destinação ao FIA pode ser efetuada por Pessoas Físicas, que tem o imposto a pagar e optam por utilizar a dedução legal de até 6%, cujo valor da contribuição será abatido no imposto a pagar ou acrescido na restituição. Já as Pessoas Jurídicas que declaram pelo Lucro Real podem fazer suas contribuições e deduzir até 1% do imposto devido.

Para doar ao FIA, o contribuinte deve fazer o depósito na conta do Fundo e depois incluir o valor depositado nas deduções legais previstas na Declaração Anual de Ajuste do ano seguinte. Ou seja, a pessoa deposita o valor no período ente 1° de janeiro a 30 de dezembro do ano-base, no caso 2011, e deduz o valor no exercício 2012, no período que a Receita Federal estipular para fazer a declaração.

É importante reforçar que a destinação é uma dedução de incentivo limitada a 6% do imposto de renda devido e é permitida somente para pessoas físicas que optam por utilizar as Deduções Legais em sua Declaração de Ajuste Anual. O desconto simplificado não pode utilizar a dedução incentivada.

Só poderão ser deduzidas na Declaração de Ajuste Anual da pessoa física as doações que atendem ao dispositivo no artigo 260 do ECRIAD: "Art. 260. Os contribuintes poderão deduzir do imposto de renda devido, na declaração de imposto de renda, o total das doações feitas ao FIA... (limites definidos em Decreto Presidencial").


Empresas incentivam e orientam colaboradores

Algumas empresas já têm em suas práticas o incentivo e a orientação aos seus funcionários para fazerem as suas destinações, aproveitando os incentivos fiscais, como é o caso da ArcelorMittal Tubarão e da Samarco Mineração.

A Samarco Mineração desenvolve o Programa Imposto Solidário, pelo décimo ano consecutivo. E a ArcelorMittal Tubarão também incentiva os seus colaboradores a fazerem a destinação do imposto de renda pelo Programa Cidadãos do Amanhã.

A contribuição, em nome dos funcionários das empresas, é feita aos Fundos da Infância e Adolescência das cidades envolvidas. A Samarco Mineração, por exemplo, antecipa o valor a ser destinado e faz o desconto em folha de pagamento.

A ArcelorMittal Tubarão trabalha o tema para sensibilizar, conscientizar e mobilizar empregados, fornecedores e clientes a destinarem parte do Imposto de Renda, aos Fundos dos Direitos da Criança  e do Adolescente, a custo zero para os participantes.

A empresa também faz o acompanhamento da aplicação do recurso destinado em parceria com os Conselhos e divulga os resultados alcançados e as instituições beneficiadas.


O que diz a Lei

A Legislação Federal 8069, de 13/07/90 cria o Estatuto da Criança e do Adolescente. A Instrução Normativa - RFB nº 86, de 26.10.94 dispõe sobre procedimentos a serem adotados para gozo dos benefícios fiscais referentes às destinações aos Fundos para a Infância e Adolescência.

Sobre o FIA


O FIA existe desde 1994, é gerido pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente e funciona como um suporte ao Estatuto da Criança e do Adolescente. É um instrumento que permite a arrecadação dos recursos destinados ao atendimento das crianças e adolescentes carentes.

As doações são aplicadas exclusivamente em projetos sociais públicos ou privados, projetos de pesquisa e obras que possibilitam a recuperação, tratamento ou readaptação social de crianças e jovens carentes e em situação de vulnerabilidade e/ou risco social.   

Para informações mais detalhadas acesse o site da Rede Criança da prefeitura de Vitória  (http://is.gd/Qw52lS) e da Rede Gazeta (http://is.gd/w5AiB5)
 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

MUDA BRASIL - VOTO CONSCIENTE.

O mundo ainda não aprendeu.


Senhores parlamentares,
Quando vão deixar de pensar em si próprios e pensar no BRASIL e no seu POVO.
Para sermos uma nação forte em um futuro próximo, e não no sonho, basta uma atitude dos nossos representantes políticos nas três esferas: Municipal, Estadual e Federal.
Mas se os políticos de hoje não desejam mudar, o POVO tem que mudar. Vamos aprender a votar e vamos trocar todos ou a maioria dos que aí estão eleitos.
Não troque o seu voto por um favor, por um emprego, por uma proprina de qualquer tipo.
VOTE COM O CORAÇÃO EM BENEFÍCIO DO BRASIL.
Está na hora de mudar.
Vamos mudar.
Viva o BRASIL, livre e democrático.
Sérgio Luiz Braga Capovilla